terça-feira, 2 de março de 2010

Internet no terceiro mundo....

Hoje eu vou contar pra vcs como funciona o meu acesso a rede mundial de computadores.
Acho que no primeiro post eu não falei onde fica a minha residência, então agora eu digo pra vcs. Eu moro em Mauá - SP. Cidade de num sei quantos milhões de moradores, num sei quantos anos (também não faço questão nenhuma de saber). O que eu posso dizer COM CERTEZA do lugar onde eu moro é: LONGE PRA CARALHO. Até uns meses atras, minha conexão com a internet era dial-up, e pra vcs que não acreditam, o meu notebook tem um modem de conexão discada.

Eu nem vou perder meu tempo falando das operadoras de banda larga de São Paulo. Todo mundo conhece o "tipo" de serviço que eles prestam a população. Lá em casa, o Speedy chega, mas nunca tem disponibilidade de serviço pra vc, NET num chega nem perto, VIRTUA então, ninguém nem sabe o que é isso por lá. Aí vc pode estar pensando... mas ainda tem nosso amigo 3G. NENHUMA operadora tem cobertura na região da minha casa (pra não falar nenhuma, eu vi no site da vivo que eles tem cobertura PARCIAL), e eu também num vi um infeliz falar bem do serviço 3G das operadoras de telefonia celular, a não ser daqueles que tem uma localização privilegiada no estado todo.

É aí que surge o famoso "jeitinho brasileiro".
Temos alguns indivíduos que tomam o famoso chá de malandrex. Vou explicar como.
Na região, um tal senhor lá que eu não vou citar o nome pra não me complicar e eu ter que voltar a usar conexão discada, tinha um link do speedy, 2 MB, simples, o que todo mundo tem (menos eu). Eis que ele resolve abrir uma lan house com uns 5 computadores e tal. Até aí sem problema nenhum. Mas como grande empreendedor que o nosso amigo em questão tem potencial para ser, e vendo que muitas pessoas na região tem problemas com internet, resolve investir um pouquinho, compra um roteador mais ou menos parrudo (nunca consegui ver esse maldito roteador) coloca uma anteninha no alto da casa dele e pede pra fazer um upgrade no link dele de 2 MB pra uns 4 MB (estou falando valores hipotéticos) e pronto! agora eu posso "compartilhar" a minha conexão via wireless com outras pessoas, vendo umas anteninhas fuleiras por quase 200 conto, vou na casa do infeliz, instalo a antena e o cara tem internet na casa dele (claro, cobrando uma pequena taxa de 50 reais) pro cara usar a internet por mês.

Essa maldita antena entra via USB no pc do indivíduo que "contrata" o serviços do rapaz, instala um programinha da antena e vualá... O cara pula de uma maldita conexão discada com taxa de download a 3Kbps e vai pra incríveis 30 Kbps. O cara fica animado com seus incriveis 30kbps e a propaganda da "operadora" tá feita. No boca-a-boca mesmo. Até então, 5 computadores da lan house , mais uns 5 pendurados por antenas pela rua, sem problemas. Outro dia eu conto pra vcs como eu me fodi com o raio dessa antena.

O que ele não contava era que a propaganda ia ser tão boa assim.

O tempo foi passando, ele foi vendendo mais e mais os seus "serviços" por assim dizer e tá ganhando uma graninha. Só num pensou no seguinte. E se todo mundo resolve entrar ao mesmo tempo na rede? O link de 4 MB num vai aguentar. Aí que vem a cara de pau do cidadão, eu fico abismado só de contar isso pra vcs. De início, o sujeito conseguiu (num puta rabo que o infeliz tem), outro link de 4 MB, e feliz e contente continuou vendendo (fora o lucro que ele tinha com as antenas de recepção que ele mesmo vendia). E novamente começou a congestionar a parada.

Aí sim, fomos surpreendidos novamente...

Um amigo meu que mora na mesma rua, e por coincidência mora de frente com o Sr. Malandrex, veio me contar o seguinte. Um belo dia o Sr. Malandrex resolve bater na porta desse meu amigo e faz a seguinte proposta:

"Então fulano, eu queria fazer uma proposta pra vc, eu tô precisando de mais velocidade na minha lan house mas a operadora num tem pra me vender, eu queria saber se vc num quer me passar o seu link do speedy pra minha casa, tudo legalizado, o cara da operadora vai fazer a tranferência pra gente, e vc pega o seu sinal de volta pela minha antena, e eu não te cobro nada..."

COMO ALGUÉM TEM TAMANHA CARA DE PAU????

Só mesmo um idiota com parafuso a menos (pra num falar outra coisa!) aceita uma proposta dessas. Até parece que eu, tenho uma internet banda larga de 2MB, só pra mim, vou passar pro Sr. malandrex meu link e dividir ele entre as trocentas pessoas que ele tem penduradas nessa antena. Hoje eu num faço ideia de quantas pessoas ele tem recebendo o sinal dele, mas já deve ter passado de umas 100, isso já.

E eu, em meio a essa situação toda, resolvo tomar um chá de malandrex também. Vou explicar.
Lá em casa, temos o PC do meu pai (que eu acabei de dar pro velho), e meu lindo notebook itautec W7645. De início, perguntei pro Sr malandrex se eu podia ligar os dois computadores numa antena só, e o que foi que eu ouvi??? NÃO bem estridente, se eu quisesse ter 2 maquinas na internet eu teria que comprar 2 antenas. Mas como eu num sei ouvir não... e sou um estudante de informática, JUSTAMENTE na área de redes de computadores, resolvi meu problema.
De início, como essa antena entra via USB, logo entendemos que a placa de rede do pc do meu pai fica livre. Eis que eu aprendi que se eu compartilhar a conexão dessa internet pelo pc do meu pai, e ligar a placa de rede do meu pai com a do meu note, MARAVILHA... Agora eu tenho 2 PC numa antena só. Mas eu queria mais, queria causar mesmo, então o que eu fiz... Comprei um roteador de rede sem fio D-Link DI-524, e o cabo que vinha direto no meu note, vai pro roteador.Ou seja, agora eu posso colocar quantos computadores eu quiser em uma antena só. Num entendeu??? Calma que eu vou desenhar.

 

Assim tá vendo?? Num intendeu ainda?
Então deixa quieto...

Enfim, Contei a minha saga pra conseguir uma conexãozinha de 30 kbps, é triste mais é a pura realidade. Isso ainda é até "bonitinho" comparado com o que eu já vi pelas imediações da minha casa...

Nossa, tô até cansado de escrever sobre isso, mas tô até mais leve de contar que eu sou refem desse tipo de coisa, só por que as operadoras de banda larga num conseguem oferecer um serviço pra mim, que eles ficam anunciando todo santo dia na TV, é isso que mais me revolta.
Agora nós possívelmente teremos a volta da TELEBRAS, e com ela o serviço popular de banda larga (aham...) Vai ser uma beleza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário